CULTURA

CULTURA -

X Edição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde «contempla todas as disciplinas artísticas»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A X Edição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde foi esta manhã apresentada, na Biblioteca Municipal de Vila Verde. Durante a sessão, o Presidente do Júri e Coordenador artístico da Bienal, Luís Coquenão, referiu que esta «é uma Bienal neutra, sem nenhum título a não ser a Arte e onde estão contempladas todas as disciplinas artísticas».

Este importante evento da agenda cultural vilaverdense destina-se a artistas nacionais e estrangeiros, residentes ou não em Portugal, até aos 35 anos e realiza-se de 7 a 28 de Julho, na Biblioteca Municipal.

A Vereadora da Cultura do Município, Júlia Fernandes, afirmou durante a apresentação que «a Bienal é um palco de projecção de novos talentos, pretende divulgá -los e serve de plataforma de encontro entre artistas».

PUBLICIDADE

Júlia Fernandes explicou ainda que se candidataram «48 projectos e daí foram seleccionadas 35 obras, onde grande parte são artistas nacionais, mas também conta com participantes de México, Itália e Espanha».

O artista plástico Luís Coquenão acrescentou ainda que a «proporção» da Bienal Internacional de Arte Jovem «tem que ver com o interesse dos artistas e que «internacionalmente já conta cm alguma atenção».

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, afirmou que «a Bienal ocupa um espaço fundamental na calendarização cultural do Concelho de Vila Verde, dando importância à Artes, ao artesanato e aquilo que as nossas gerações nos legaram».

«É uma oportunidade que se cria. O facto de ser um desafio aos jovens torna-se um incentivo e uma oportunidade para eles. Bienais de arte existem várias mas somente para os jovens não. Quisemos arriscar e o facto de subsistir há já 20 anos significa que é um projecto vencedor», concluiu o autarca.

A cerimónia de encerramento e entrega de prémios decorre no dia 28 de Julho, pelas 17h, na Biblioteca Municipal e os prémios entregues estarão a cargo do BPI (patrocinador oficial), do Município de Vila Verde e do IPDJ.

A Bienal Internacional de Arte Jovem é organizada pelo Município de Vila Verde, pela Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela e pela Associação D’Arte e conta ainda com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS