Tudo a postos. Começa esta manhã a quinta prova do ano do Campeonato do Mundo de ralis, o tão “nosso” Rali de Portugal, que decorre de hoje até ao próximo domingo.
As 87 equipas fizeram os preparativos finais para enfrentarem os 329,06 quilómetros repartidos pelas 19 classificativas, num percurso total de 1636,25 quilómetros percorridos pelo Centro e Norte do país.
Hoje, o último dia “do antes de todo o Rali” (competitivo, entenda-se), bem cedo, a caravana ruma a Paredes para realizar, a partir das 9 horas, o Shakedown, que servirá para testar a fiabilidade e estado de competição pura das viaturas em situação de competição, e, se necessário, definir os últimos acertos competitivos.
Tendo como epicentro do rali a EXPONORTE, em Matosinhos, as equipas utilizarão a tarde para se deslocarem até Coimbra onde o Rali terá o Cerimonial de partida pelas 20.30 horas e, a partir daí, sim, estará aberta competitivamente a edição deste ano do Rali.
COMPETIÇÃO
Desportivamente o Campeonato do Mundo de Ralis chega a Portugal com todos os condimentos para ser uma prova extremamente atrativa e emocionante na luta pela vitória, tendo em conta a classificação atual do Campeonato do Mundo.
Os Cinco pilotos que lideram a tabela classificativa estão separados por 11 pontos, sendo que o líder ao momento, Sebastien Ogier não vai estar presente em Portugal deixa na luta Elfyn Evans com a mesma pontuação (69) na segunda posição, seguido do Jovem Kalle Rovanpera com menos 1 ponto (68), Ott Tanak com 65 e Tierry Neuville com 58 pontos. Acrescentando ao interesse pela luta cimeira, apresentam-se 44 equipas que vão lutar pela classificação R2, outro polo de interesse, pelo andamento imposto na classe e pelo número de participantes elevado onde a armada portuguesa estará à altura de discutir lugares de topo. Ainda o Peugeot Rally Cup Iberia inserido na prova ajudaram a manter espectativas e duelos interessantes entre toda a lista de participantes que iram dar o seu melhor ao longo do rali.
Em termos de novidades este ano, o Rally de Portugal regressa a outro local que marcou a sua história de quase seis décadas, a Figueira da Foz, palco de uma nova super-especial de 2,28 km no centro da cidade, com a foz do Mondego e o Oceano Atlântico como pano de fundo. Outra novidade em 2023 é uma classificativa de 15 km em Paredes, no decisivo dia de domingo (14 de maio).
TEXTO: Carlos Costa CO 150 A
FOTOS: Miguel Guedes