Com a participação de 15 cavaleiros, está a decorrer esta semana uma peregrinação a cavalo até Santiago de Compostela pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, com o objectivo de promover este itinerário jacobeu que começa na Sé de Braga.
Como explicou Vicente Pereiras Marquez, da Associação Rapa das das Bestas de Sabucedo (Galiza). «um dos primeiros objectivos da peregrinação é dar a conhecer esta rota jacobeia ainda pouco frequentada».
A primeira etapa decorreu no passado domingo, dia 21, entre Portela do Homem e Lóbios e, esta segunda-feira, os cavaleiros estão a percorrer a distância entre Lóbios e Castro Laboreiro, passando depois por Berán, Beariz, Sabucedo, Cacheiras e Santiago de Compostela, no dia 27.
«Há a salientar que uma parte do percurso e o seu início são em terras portuguesas, o que tem muita relevância e até hoje a quase totalidade dos peregrinos é de origem portuguesa», salientou Vicente Pereiras Marquez, que também dirige a peregrinação.
Nesta actividade, estão a participar 15 cavalos e igual número de «cavaleiros experientes», pois o traçado «não é aconselhável a iniciados».
«Nos diversos concelhos e lugares em que passarmos organizaremos sessões de divulgação e deixaremos material promocional do Caminho da Geira e dos Arrieiros, salientando também os seus atractivos turístico», referiu Vicente Pereiras Marquez.
De recordar que, em 2017, a Associação Rapa das Bestas de Sabucedo organizou a primeira peregrinação a cavalo que percorreu, embora parcialmente, o Caminho da Geira e dos Arrieiros, com a participação de oito cavalos e cavaleiros.
«Hoje o caminho é mais conhecido, as pessoas ajudam mais com locais para deixar os cavalos, oferecendo água e outras ajudas», adiantou Vicente Pereiras Marquez, destacando ainda «o apoio fundamental ao projecto, pela segunda vez, das autoridades locais do Concelho de A Estrada (Galiza)».