A paróquia de S. Bartolomeu de Tadim, Braga, inaugurou o Centro de Escuta e do Centro Interpretativo, este sábado. A cerimónia foi presidida pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, a quem se juntou o presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio.
O projecto foi realizado no âmbito do Orçamento Participativo de Braga, tendo recebido um financiamento do Município de 85 mil euros para a sua execução – valor ao qual se somou a contribuição da comunidade de Tadim.
Contempla uma área para preservação do património material e imaterial da comunidade desta freguesia, com uma zona museológica composta por um espólio de arte sacra, em especial alfaias litúrgicas e imagens religiosas policromadas dos séculos XVIII a XX, bem como um conjunto de peças arqueológicas e artefactos etnográficos relacionados com as actividades da comunidade de Tadim.
O objectivo passa por despertar e enquadrar os jovens na história dos seus antepassados, de modo a conhecerem o passado, usufruírem de uma formação cultural mais sólida e colaborarem na preservação desse mesmo património.
Foi construído também um Centro de Escuta, que visa acolher e auxiliar pessoas que atravessem momentos difíceis, como doenças, solidão, conflitos familiares ou crises de fé.
Para além disso, o espaço conta ainda com uma sala de espera, sacristia e cartório paroquial. A inauguração da obra inseriu-se nas festividades de São Bartolomeu e Santo António, que se realizam em Tadim ao longo deste fim-de-semana.