O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima abre de novo as suas portas, no âmbito da 18ª edição, de 25 de Maio a 31 Outubro de 2023. Sob o tema “Jardins Saudáveis”, estarão patentes a concurso 11 projectos oriundos de países como Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, República Checa, Suécia e Portugal.
O jardim mais votado do ano passado, “Jardim da Reflexão”, resultado de uma parceria entre autores do Brasil e Espanha, estará também presente na edição do corrente ano.
Este evento, distinguido internacionalmente em 2013 com o título Garden Tourism Awards no “North American Garden Tourism Conference”, em Toronto, Canadá e, em 2017, com a distinção “Europe for Festivals, Festivals for Europe” – EFFE Label 2017-2018, aposta na «revitalização e requalificação dos espaços urbanos, na sensibilização ambiental e na preservação do ambiente, promovendo, em simultâneo, as boas práticas ao nível da conceção e criação de jardins».
PROPOSTAS
– Mens Sana In Copore Sano, Portugal
– Healthy Balance, Áutria/Alemanha
– Bom Site, Espanha
– Our Gardens, Polónia
– Therapy Garden, Polónia
– Soluções-Baseadas na Natureza para uma vida Saudável, China (Macau)
– Green Lungs, Áustria/Alemanha
– O Futuro da Paisagem, Brasil
– Um Jardim Sensorial, Portugal
– Regresso às Origens, Portugal
– Viva La Vida, França/Argentina
FESTIVAL DE JARDINS ESCOLINHAS
O Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, que se constitui com uma »importante ferramenta em termos pedagógicos para a comunidade escolar», tem permitido «sensibilizar e mobilizar a população pontelimense, sobretudo ao nível das camadas mais jovens, para a arte dos jardins e para os vários problemas ambientais com que a humanidade se debate».
Na 8.ª edição, estarão patentes 11 jardins dos quatro agrupamentos de escolas do concelho (CE de Freixo, CE de Gandra, CE da Facha, JI de Cepões, EB 2,3 António Feijó e EB1 de Ponte de Lima), sendo o fruto do trabalho de mais de 200 crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do ensino básico. O jardim mais votado do ano passado, “Que pegada queres deixar no Mundo?”, autoria da turma P3B da Escola Básica de Ponte de Lima, estará também presente na edição do corrente ano.
FOTO: Yannick Ciancanelli