CULTURA

CULTURA -

Quadrilátero Urbano reforça parceria cultural com Festival Square e Vaudeville Rendez-Vous

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os municípios do Quadrilátero Urbano assinaram o protocolo de parceria para a realização do Square, um festival que pretende celebrar a diversidade ao criar um espaço de encontro para talento emergente e novas tendências da música oriunda de África, América e Europa.

O protocolo foi rubricado por presidentes de Câmara de Braga e de Barcelos, respectivamente Ricardo Rio e Mário Constantino, do vereador da Cultura e Turismo de Guimarães, Paulo Lopes Silva, e do vereador da Cultura de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira.

O Square – Mapping the Atlantic é um projecto que integra o programa da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, com coordenação da editora e promotora Lovers & Lollypops e que decorre entre os dias 29 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2025 nas cidades do Quadrilátero Urbano –Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães.

Tendo como eixo a conexão entre os continentes banhados pelo Atlântico (África, América e Europa), o Square pretende celebrar a diversidade ao criar um espaço de encontro para talento emergente e novas tendências da música oriunda desses territórios.

É um festival para conectar bandas, profissionais e público através de um modelo de programação que agregará uma convenção, um ciclo de showcases e propostas de clubbing, ligando quem faz a quem vê, quem cria a quem programa, quem pensa a quem implementa.

VAUDEVILLE RENDEZ-VOUS

O momento foi também aproveitado para a formalização do acordo de parceria do Quadrilátero Urbano para a realização do Festival Internacional de Artes Performativas Vaudeville Rendez-Vous 2025-2026, que teve um reforço de verba de cada um dos quatro municípios de 5 mil euros – passando agora para os 45 mil euros cada.

“Se houve área que nos últimos anos marcou de forma bem-sucedida a relação de colaboração existente entre os quatro municípios do Quadrilátero Urbano foi claramente a área cultural. Foram muitas as iniciativas que desenvolvemos para promover a disseminação de espectáculos neste território para aproximar a população da cultura, para promover a colaboração entre os nossos principais equipamentos culturais e para desenvolver iniciativas de cariz cultural partilhadas entre os vários concelhos, como estamos hoje [sexta-feira] aqui a concretizar”, afirmou Ricardo Rio.

Para Mário Constantino, é através da cultura que estamos a unir estes territórios. “Já aconteceu com o Festival Vaudeville Rendez-Vous, aproximando as populações, e vai acontecer novamente com o Square”, disse.

Também Paulo Lopes Silva salientou que a soma destes quatro territórios detém a maior produção cultural de todo o país, projectando a região a nível nacional e internacional. “Aqui não há competição, há oportunidades que abrem portas”, salientou.

Por seu lado, Pedro Oliveira, de Vila Nova de Famalicão, destacou que com estes protocolos “os municípios estão a assumir um compromisso para com os territórios, para com os públicos e para com os seus agentes culturais”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.