A segunda semana das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, promovidas pelos Democratas de Braga, arranca esta terça-feira com uma nova sessão de cinema, uma escolha do Lucky Star-Cineclube de Braga, no âmbito do ciclo ‘25 Abril 50. Onde Estamos Nós no 25 de Abril”.
Assim, pelas 21h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, o filme que abre a sessão é o clássico ‘Couraçado Potemkine’, de Sergei Eisenstein, estreado em 1925.
Segue-se o ‘Auto da Floripes’, de 1959. A obra que contou com a participação de Lopes Fernandes, António Reis, Luís Ferreira Alves, Henrique Alves Costa, entre outros, com base numa ideia de Henrique Alves Costa, é um registo ímpar na história do cinema em Portugal.
Esta quinta-feira, também na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, é inaugurada, pelas 17h30, a exposição de livros da censura e do MDM – Movimento Democrático de Mulheres.
Na sexta-feira, a Synergie apresenta o Projecto ‘50 anos – 50 visões’, pelas 15h30, é mostrado na avenida Central.
Para sábado, a programa prevê uma conferência e debates sobre os extremismos políticos, sob o mote ‘O Assalto à Democracia’. A conferência e as mesas redondas começam às 09h30, na Lúcio Craveiro da Silva.
O domingo é dedicado, a partir das 10h00, ao roteiro da resistência e lugares do poder em ‘Braga – 1926-1975’. O ponto de encontro é a praça Conde de Agrolongo, junto à entrada do Convento do Pópulo.