O "aparelho" só existe no papel

O "aparelho" só existe no papel -

CDS pergunta ao Governo onde está o anunciado helicóptero de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Juventude Popular de Braga, Francisco Mota, denunciou ontem a ausência de qualquer helicóptero ligeiro de combate a incêndios estacionado no Centro de Meios Aéreos (CMA) do Aeródromo de Palmeira, Braga, ao contrário de que foi avançado na última quinta-feira pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Braga.

Hermigildo Abreu havia apontado para um reforço de meios no distrito no quadro do Plano Operacional Distrital (PLANOP), nomeadamente a permanência desde o dia 15 de maio de  um helicóptero ligeiro.

Francisco Mota diz, numa declaração efetuada no Aeródromo, que «é mentira», avançando mesmo que o “aparelho” só existe no papel.

«Houve inclusive incêndios com dimensão nesse dia de entrada ao serviço de helicóptero e nada», frisou, denunciando, a propósito, a deslocalização de outro meio que costumava estar em Palmeira, um helicóptero pesado “Kamov”.

PUBLICIDADE

«Como é possível a tutela mandar para Loulé o meio pesado, quando estamos aqui à porta do Parque Nacional da Peneda Gerês numa zona considera de risco de incêndio elevado?», questionou, sublinhando ao mesmo tempo «falta de competência na distribuição dos meios».

Ao que o Vilaverdense/PressMinho apurou têm sido acionados meios aéreos para Braga vindo de Baltar e dos Arcos de Valdevez.

Francisco Mota perguntou ainda «como é possível» que, no Relatório de Avaliação de Incêndios, onde se analisa o do dia 17 de outubro de 2017 que atingiu 75% do território bracarense, o CODIS de Braga apenas tenha recolhido informação junto dos comandantes dos Bombeiros das Taipas e de Guimarães, «esquecendo-se de ouvir os Bombeiros Voluntários, a Protecção Civil Municipal e o Comandante da Companhia de Sapadores», disse, interrogando-se sobre as «reais competências» do CODIS de Braga par ao cargo que ocupa.

Até ao momento, o Codis ainda não se pronunciou.


Luís Moreira (CP 8078)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.