A 20ª sessão da 4ª edição da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento, realizada esta quarta-feira, 16 de Junho, encerrou com o livro “FAZER PELA VIDA: um retrato de Fernando Pessoa o empreendedor”, uma escolha da Casa do Conhecimento de Vila Verde.
A sessão, dinamizada por Manuela Barreto Nunes, Investigadora em Ciência da Informação, Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca Municipal de Vila Verde e por Sofia Saldanha, Realizadora de Áudio, decorreu de forma muito dinâmica, destacando-se, na opinião dos leitores, pela forma «descontraída de apresentar e falar de Fernando Pessoa», pode ler-se em nota enviada.
Repleta de pormenores e curiosidades, a sessão «deu a conhecer Fernando Pessoa, não como poeta mas como “pessoa” que tem de fazer pela vida para subsistir».
Numa combinação sublime do livro de Mega Ferreira com peças da série documental sonora “Não sei o que o amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa”, realizada por Sofia Saldanha, os presentes foram «transportados àquela, cidade onde Fernando Pessoa viveu grande parte de sua vida, e imaginaram a vida do poeta através de sons e relatos de quem o conheceu e estudou». Centrando-se no baú de Fernando Pessoa, classificado desde 2009 como bem de interesse nacional, Manuela Barreto Nunes e Sofia Saldanha deram início à viagem pela vida de Pessoa, «desvendando particularidades fascinantes e pouco conhecidas daquele que para além de poeta foi, também, empreendedor e inventor».
A Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento é uma iniciativa conjunta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas e Casa do Conhecimento de Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura, da Casa do Conhecimento de Montalegre e da Casa do Conhecimento de Vila Verde.
A Comunidade de Leitores regressa em setembro para a sua 5ª edição.