BRAGA -

BRAGA - -

“5 ao dia” assinala dez anos de sensibilização para hábitos de alimentação saudável

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O programa “5 ao dia” assinalou, esta quarta-feira, dez anos de sensibilização junto das crianças em idade escolar, para importância da adopção de hábitos de alimentação saudável através do consumo diário de pelo menos cinco porções de frutos e hortícolas.

Desenvolvido em colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e com a Associação “5 ao dia”, ao longo de uma década o programa já chegou a «15 mil crianças da região norte», estimando-se que as iniciativas abranjam durante este ano lectivo «mais de 1.800 alunos do 4.º ano de escolaridade das escolas do Concelho de Braga».

«PROGRAMA ENRAIZADO NOS PROJECTOS EDUCATIVOS DAS ESCOLAS»

PUBLICIDADE

Na sessão inaugural de hoje, na qual participaram meia centena de alunos do 4º ano do 1º Ciclo da escola EB1 de Gualtar, Lídia Dias, vereadora da Educação do Município de Braga, destacou o carácter pedagógico da iniciativa, não apenas para as crianças, como também para as famílias.

«Este é um programa que já está perfeitamente enraizado nos projectos educativos das escolas. O nosso foco são as crianças do 4º ano porque se encontram numa definição importante de transição escolar e conseguem absorver melhor um conjunto de aprendizagens e competências fundamentais não só para eles, mas também para as suas famílias ao assumirem-se como embaixadores de boas práticas em casa», sustentou.

CONTRIBUIÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÓNICAS

Além da promoção de uma alimentação infantil saudável, o programa “5 ao dia” contribui para a prevenção de doenças crónicas associadas aos maus hábitos de alimentação, nomeadamente a obesidade, incentivando o consumo de produtos hortofrutícolas.

Dada a importância social do programa e do seu contributo para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças, o programa foi alargado aos diversos concelhos do distrito de Braga, estando já confirmada «a presença de crianças do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas dos concelhos de Braga, Esposende, Terras de Bouro, Amares e Vila Verde. Com esta medida, o projecto chegará a 2.500 alunos», pode ler-se em nota enviada.

O “5 ao dia” é desenvolvido em diversos Mercados Abastecedores do País e a nível nacional o programa «já atingiu 80 mil crianças durante os dez anos».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.