CULTURA

CULTURA -

50 exposições e 95 fotógrafos nos 32.ºs Encontros da Imagem de Braga

A edição de 2022 dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes visuais de Braga, que arranca a 16 de setembro, engloba 50 exposições de 95 artistas espalhadas por 26 espaços entre Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes.

“ O tema é o dos «Lugares comuns», numa ótica, entre outras, de sentido de pertença, da realidade da mulher, e da dos refugiados”, revelou ao Vilaverdense o curador do Festival, Carlos Fontes.

Os Encontros, que já vão na sua 32ª edição, a maior de sempre, distinguir-se-á, diz ainda Carlos Fontes, pelo regresso dos fotógrafos, de todo o mundo, a Braga e às outras cidades, o que já não sucedia desde o início da pandemia: “o programa é de alta qualidade, mas permito-me destacar as mostras da artista afegã Sanzana, que estará na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, (abordando o problema da mulher na sociedade do país) e da portuguesa, que vive em Berlim, Rita Lino, no Museu Nogueira da Silva, cujo trabalho aborda o próprio corpo”, salientou.

O fim de semana de abertura decorre entre 16 e 18 de setembro, prolongando-se o evento até 30 de Outubro.

O programa do festival conta ainda com um extenso leque de atividades que inclui conversas, ciclo de cinema, ações de serviço educativo e leituras de portfólio (processo através do qual são selecionados os finalistas e vencedores do Emergentes — Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem). Em parte das exposições, figurarão os finalistas do prémio Discovery Awards 2022, dos Emergentes 2021 — Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem, e do Photobook Award EI 2022, numa exposição totalmente dedicada a livros fotográficos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE