CULTURA

CULTURA -

7 Edição do “OCUPA” no gnration com música electrónica e arte digital este fim-de-semana

Depois de seis edições, o OCUPA regressa esta sexta-feira e sábado ao gnration, em Braga, com um programa composto por concertos, conversas e uma instalação, produzido por artistas locais e figuras de referência nacional e internacional.

Depois de uma conversa, esta sexta-feira, com Vessel e Rakhi Singh acontece o Clube de Inverno, espaço informal de encontro para exploração e improvisação nos domínios do som e imagem, faz a sua apresentação pública no OCUPA.

Natural do Brasil e sediado em Braga, Guache é um duo de música experimental formado por Gil Fortes e Luciana Melo, que traz ao OCUPA, também na sexta-feira, a sua música electrónica improvisada.

Este ano, o músico e produtor Moullinex orienta a equipa da música e a artista multimédia Sofia Arriscado, lidera a equipa visual, nas sessões de composição e improvisação que, por estes dias, constroem o espectáculo que é apresentado na blackbox.

Formado por Pedro Abrantes e Valdemar Pereira, o Colectivo Vandalismo sobe a palco no sábado, para um concerto que desafia as noções tradicionais da música de dança, através de texturas sombrias e exploração de máquinas, voz e instrumentos.

Marc Vilanova é um artista sonoro e visual que trabalha na intersecção da arte, ciência e tecnologia. O artista venceu a open call do EMAP – Plataforma Europeia para as Media Arts e está neste momento em residência artística no gnration a desenvolver uma nova exposição que será apresenta no próximo ano. No seu trabalho, o artista catalão explora o som e a luz criando peças, esculturas e performances audiovisuais, como Aresta (2019), Limen (2019), Phono (2020-2022) e Coreto (2021).

No sábado de manhã, há uma conversa gratuita com o artista.

O programa expositivo do OCUPA conta com a instalação Posto de Escuta #1, que apresenta um conjunto de dezasseis peças sonoras da autoria de alunos do mestrado em Media Art da Universidade do Minho.

 O OCUPA é promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU e conta com o apoio do gnration e do município de Braga.

Os bilhetes diários (5 euros) e os passes gerais (7 euros) podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais. As conversas são de entrada gratuita.

A programação completa pode ser consultada aqui.

PROGRAMA

16 Dez · Sexta

18:00 · conversa · vessel e rakhi singh · sala de conferências

21:30 · música · guache · sala multiusos

22:30 · música / imagem · clube de inverno: sessões de exploração e improvisação com moullinex e sofia arriscado · blackbox

 17 Dez · Sábado

11:00 · conversa · emap: marc vilanova · sala de conferências

17:30 · música · coletivo vandalismo · sala multiusos

18:30 · música · vessel + rakhi singh + pluris ensemble · blackbox

Sexta + Sábado

Instalação · posto de escuta: mestrado em media arts uminho · pátio interior e sala de formação.

 

Legenda: Natural do Brasil, o duo Guache está sediado em Braga

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE