O município de Esposende promove, entre os próximos dias 20 e 27, a iniciativa Catraia de Livros – Semana da Leitura, este ano dedicada ao Centenário de José Saramago, que reúne escritores, encenadores e músicos que revisitam o universo do Prémio Nobel da Literatura 1998.
“Sendo a Catraia uma embarcação tradicional, esta Catraia de Livros pretende aliar a tradição piscatória de Esposende à cultura, aos livros e aos leitores”, adiantou esta sexta-feira a autarquia em comunicado.
Embarcam nesta viagem os alunos das escolas do concelho, na companhia de escritores como José Luís Peixoto ou Pedro Pestana e João Pena, que apresentam novos livros em Esposende.
O programa sugere, todos os dias, a Hora do Conto, Festivais de Bolso e uma Feira do Livro permanente, mas o universo do escritor de ‘Jangada de Pedra’ é revisitado através de bailado, sessões de escrita criativa e de ilustração, canto e declamação, palestras e debates.
Esta iniciativa concretiza, ainda, “um verdadeiro trabalho em rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos” entre os dois agrupamentos de Escolas (António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira), Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, Escola Profissional de Esposende e Escola de Música de Esposende e, ainda, a Comunidade AMAReMAR.
No dia 20, pelas 16 horas, o Fórum Municipal António Rodrigues Sampaio acolhe o concerto de abertura da Semana da Leitura, com ‘Serenatas ao entardecer’, pelo Quinteto de Cordas da Costa Atlântica.
Às 17h00, no Largo Dr. Fonseca Lima, abre a Tenda da Feira do Livro, em cerimónia que marca o início da Semana da Leitura e na qual participam o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, e Carla Gandra, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.
Todo o programa pode ser consultado aqui