D. José Manuel Garcia Cordeiro tomou posse como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas na Sé Catedral, substituindo D. Jorge Ortiga.
Este domingo, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decorre a Eucaristia Solene que assinala o início do Ministério Pastoral de D. José Cordeiro na Arquidiocese de Braga.
À tomada de posse seguiu-se a primeira conferência de imprensa de D. José Cordeiro como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas.
Perante dezenas de jornalistas, o novo líder da Arquidiocese de Braga respondeu a várias questões que abordaram diferentes temas, como a pobreza, a caridade, o Sínodo, o território da Arquidiocese e até o Acordo de Cooperação Missionária com a Diocese de Pemba.
Questionado sobre se teria sentido medo com a nomeação como Arcebispo de Braga, D. José respondeu convictamente que não.
“O medo é o maior obstáculo à esperança. Tenho consciência da complexidade da missão, mas a esperança é sempre maior. Aliás, gostaria de me surpreender todos os dias com a esperança”, afirmou.
Fotos: Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Braga