JUSTIÇA

JUSTIÇA -

Tribunal arquiva queixa de sargento contra 12 militares da GNR do Sameiro por difamação

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Não houve difamação nem denúncia caluniosa. Foi esta a decisão do Tribunal de Instrução de Braga sobre a queixa apresentada pelo sargento Hélder David Antunes, antigo comandante do posto do Sameiro, contra 12 militares, seus antigos subordinados.

Os 12 militares haviam-se queixado do sargento, dizendo que os pressionava para que multassem automobilistas sob pena de sanções disciplinas. Duas queixas dos GNR foram investigadas pela PJ/Militar e arquivadas por não se ter comprovado que Hélder Antunes tenha cometido qualquer crime.

O caso remonta a 2018, quando 14 militares, através da advogada Mariana Agostinho, do escritório de João Magalhães, se queixaram ao Comando Distrital dizendo-se “desmotivados e apavorados” com “a coacção, as ameaças e as punições” do então comandante.

De seguida, o sargento fez uma denúncia-crime contra os queixosos, mas o Ministério Público de Braga arquivou-a. O ex-chefe de posto pediu, então, a instrução do processo, tendo o juiz decidido no mesmo sentido, alegando que se “não vislumbra que a acção dos arguidos possa deixar de ser vista no quadro da liberdade de expressão, na vertente de crítica, que a Constituição lhe reconhece e assegura”.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

E conclui: “a liberdade de expressão pode assim ser desenvolvida até à infracção, ou seja, até à barreira de entrada na imputação de factos falsos (ou da formulação de juízos) ofensivos da honra e consideração do assistente, ou se quisermos utilizar a expressão cara à jurisprudência do TEDH (Tribunal Europeu dos Direitos Humanos) até à barreira que, ultrapassada, fundamenta a ingerência no Direito da liberdade de expressão. O facto de os arguidos serem militares da GNR não os priva do exercício da liberdade de expressão, mesmo contra o superior hierárquico, sendo que as questões próprias do funcionamento da instituição, a disciplina e a hierárquica terão de ser vistas na sua especificidade”.

Ora, no caso concreto – salienta a juíza – “não se vê que os arguidos (qualquer deles), relativamente ao assistente (superior hierárquico) tenha ultrapassado aquela barreira, devendo o Tribunal orientar-se para uma interpretação restritiva da defesa da honra e maximizadora da liberdade de expressão, que incorpora a crítica às instituições e aos elementos que nela trabalham e ou aos métodos por estes utilizados, em face da ocorrência de determinados factos (verdadeiros), devendo a liberdade de expressão conviver com a agressividade e acolher a visão do mundo de cada um num contexto que deve assumir sempre importância decisiva. Na verdade (a que faz parte da queixa e o conteúdo das entrevistas), resulta que ela não se mostra idónea a atingir a honra ou consideração (funcionais) devidas ao queixo, não sendo por isso ofensiva, porquanto se limita no relato dos factos a incorporar no essencial uma crítica à forma de comando desenvolvida pelo assistente e aos métodos por este utilizados.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.