Decisão do Tribunal da Relação permite marcação de «sentença»


O Tribunal da Relação de Guimarães rejeitou o requerimento de sete advogados de defesa invocando um “incidente de suspeição” sobre o coletivo de juízes de Braga que julgou 47 arguidos por alegada corrupção com cartas de condução. Por isso, vai ser marcada a «sentença» da alegada corrupção nas cartas de condução, logo que o acórdão chegue ao Tribunal de Braga, o que ainda não sucedeu.

E pode haver outro obstáculo: os advogados podem pedir uma aclaração da decisão, o que – segundo fontes judiciais – apenas servirá para “ganhar tempo” face a uma condenação anunciada dos principais arguidos, os examinadores do antigo Centro de Exames da ANIECA em Vila
Verde.

Conforme então noticiámos, o pedido de recusa da juíza que presidia ao Coletivo, Luísa Alvoeiro, prendeu-se com o facto de ter sido distribuído aos advogados um documento com os factos que o Tribunal considerou provados, o que foi feito ainda antes da leitura do acórdão”. No texto distribuído pelo Tribunal, constava também que eram dados como perdidos a favor do Estado, um total de 700 mil euros, em dinheiro e bens, alegadamente obtidos com a atividade criminosa por nove arguidos, todos examinadores de condução no Centro de Exames da ANIECA, (a associação nacional dos industriais do setor) em Vila Verde.

Face ao anúncio do “incidente”, a magistrada reconheceu o “lapso” mas considerou que a frase “factos provados” não consta dos autos, logo não tem validade – nem implicação – jurídica. E em nada afetava a decisão a proferir, em sede acórdão, que já está pronto há mais de um mês.

Agora, o Tribunal da Relação de Guimarães, em acórdão, escrito pela juíza-desembargadora Alda Tomé Casimiro veio, agora, sublinhar que “só motivos sérios e graves adequados a gerar desconfiança, o que não é manifestamente o caso”, podiam afastar a juíza”.

O CASO
O processo, relacionado com o Centro de Exames de Vila Verde, envolve escolas daquele concelho e ainda de Barcelos, Ponte de Lima, Vizela, Guimarães, sendo que os factos terão decorrido entre 2008 e 2013.

Os factos provados apontam, ainda, para que, pelo menos, seis examinadores de condução, do antigo Centro de Exames de Vila Verde, terão «ganho» 730 mil euros, supostamente com a corrupção. Levavam mil euros a cada aluno, por uma «ajuda» no exame teórico de condução e cem pela prova prática.
A estes valores acrescia uma verba para os intermediários, donos de escolas de condução da região ou outros. O dinheiro era incorporado no seu património pessoal.

As provas teóricas eram mais caras para o instruendo, “porque os examinadores assumiam um papel mais ativo e, como tal, sujeitos a uma maior exposição”.


Redacção
[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais