Manuel Rocha Armada, professor catedrático da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, acaba de tomar posse como presidente da Associação Europeia de Gestão Financeira (EFMA).
A Reitoria adiantou hoje que o docente “é o único português a ter chegado à liderança desta associação, que foi criada em 1991 e reúne várias centenas de investigadores. A nomeação foi anunciada recentemente no Meeting Anual da EFMA, em Milão, Itália”.
O investigador volta ao cargo que já ocupou em 2011 e fica, assim, responsável pela organização da Conferência Anual da EFMA, uma referência mundial neste âmbito, já marcada para junho de 2019 em Ponta Delgada, Açores, e com a presença do Nobel da Economia Robert Merton, do MIT (EUA).
Na Conferência Anual que organizou em 2011, na UMinho, também tinha trazido outro Nobel, William Sharpe, da Universidade de Stanford, EUA. O professor foi ainda nomeado, há dias, como próximo presidente da “Portuguese Finance Network” (PFN), a qual também dirigiu em 2000.
PRÉMIOS CIENTÍFICOS
Manuel José Rocha Armada é licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa, mestre em Management Science pela Universidade de Kent e doutor em Business Administrationpela Manchester Business School (ambas do Reino Unido).
Faz parte do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE) da UMinho, da Academia Mexicana de Ciências da Administração e do conselho editorial de revistas internacionais, tais como “European Journal of Finance”, “The International Journal of Business” e “Finance India”, para além de ter integrado equipas diretivas/cientificas da Associação Europeia de Finanças (EFA), da Sociedade Multinacional de Finanças (MFS) e da Conferência Global de Finanças (GFC).
É professor convidado nas universidades de Bérgamo (Itália), Mackenzie, São Paulo e Unisinos (Brasil), Saragoça e Santiago de Compostela (Espanha), tendo ainda sidovisiting scholar na London Business School, Manchester Business School (ambas no Reino Unido) e The Wharton School (EUA), entre outras. Tem sido orador convidado de conferências internacionais e já venceu vários prémios científicos.