«Numa altura em que por toda a Europa se começa a sentir alívio das restrições à pandemia», surge agora a oportunidade da LETRA em desenvolver um roteiro europeu em busca dos melhores bares de cerveja artesanal. Durante o mês de Março, a LETRA vai realizar uma expedição cervejeira de autocaravana percorrendo mais de 8000 quilómetros e passando por 11 países. Com o nome “Letra Brew & Beyond”, este projecto pretende «promover a marca de cerveja artesanal e o Minho a nível europeu». Em cada paragem haverá uma «dinâmica distinta, seja produzindo cervejas em colaboração, sejam eventos de Tap Takeover onde vários barris de Letra são servidos, ou eventos de pairing entre cervejas, queijos artesanais e enchidos minhotos». A saída de Vila Verde está planeada para o dia 3 de março e o regresso no dia 29 do mesmo mês. Esta expedição cervejeira passará por Espanha, França, Itália, Croácia, Eslovénia, Áustria, República Checa, Alemanha, Holanda e Bélgica, regressando a Portugal. Este projecto poderá ser acompanhado nas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin) do perfil da cerveja LETRA onde os seguidores poderão acompanhar e interagir com os tripulantes da autocaravana.
Filipe Macieira, sócio fundador da marca, revela que «mostrar o nosso produto fora do âmbito de festivais ou feiras é sem dúvida um factor diferenciador. O melhor resultado que podemos obter é o reconhecimento internacional da marca».
Afonso Vilaça, responsável do mercado internacional da “Letra e beer geek”, revela que é «normal ver bandas fazerem tours internacionais, no entanto, uma marca de cerveja é algo fora do normal ou nunca antes visto. Isto atrai bares e distribuidores, pois haverá oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e essa relação pessoal é algo que a cerveja cultiva desde há vários séculos».
Raquel Gonçalves – a responsável de marketing, que será a última tripulante desta aventura a par de Afonso e Filipe – revela que «o buzz que a marca vai criar nas redes sociais durante todo o mês de Março vai ser quase um Big Brother cervejeiro, onde haverá um compacto diário com todas as actividades. A ideia é que os nossos seguidores acompanhem esta aventura e sintam que estão a viajar ao nosso lado».
São diversos os projetos cervejeiros que têm a capacidade de envolver a comunidade em torno de uma ideia. No caso da cerveja LETRA, ambos os sócios fundadores, Francisco e Filipe, sempre contaram com o apoio de familiares e amigos para todo o tipo de tarefas. Esta viagem só é possível concretizar pois os pais de Filipe vão emprestar a autocaravana e porque foram estabelecidas parcerias nacionais e internacionais, permitindo que outras marcas cheguem a vários países e a outros sectores do mercado. A nível internacional associaram-se: Yakima Chief – EUA (lúpulos), a Castle Malting – Bélgica (maltes), Christeyns – Bélgica (detergentes industriais) e a Lindr – República Checa (refrigeração de bebidas). Os mentores do projeto quiseram também levar uma amostra da região a toda a europa, e os projetos que se associaram foram a VISIT BRAGA (Associação Empresarial de Braga e Câmara Municipal de Braga), a MASilva (rolhas), a VilaToldos (publicidade) e as Galerias Macieira e Silva (móveis e electrodomésticos). Em termos gastronómicos os vinhos da Quinta do Portal, os queijos artesanais da Lactimercados e os enchidos do Minho Fumeiro também vão ser promovidos pelos cervejeiros minhotos em todas as paragens.
NOVA CERVEJA
Uma cerveja para o caminho foi o mote para a criação de uma nova cerveja em lata com o mesmo nome da viagem: Brew & Beyond. Trata-se de uma Hazy Double IPA que explode no nariz e na boca e define-se como sendo tropical e resinosa. Devido à elevada procura, esta receita já se encontra esgotada em Portugal.