No dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Bloco de Esquerda (BE) de Vila Verde saúda «todas as mulheres e as suas lutas», garantindo que o partido, quer no concelho, quer a nível nacional, «continuará solidário e empenhado no apoio às causas feministas».
«Sabendo que as mulheres continuam mais expostas a descriminações e a vários tipos de violência – e num momento a que assistimos ao recrudescimento do reaccionarismo, dos comportamentos racistas, machistas e misóginos que trazem consigo a ameaça do retrocesso de direitos – as suas lutas e conquistas continuarão a garantir-nos a todos mais justiça, igualdade e solidariedade», refere.
Em comunicado, o BE lembra que na última Assembleia Municipal de Vila Verde, o seu representante, Ricardo Cerqueira, apresentou uma moção de saudação do Dia Internacional da Mulher, considerando que sobre a igualdade de género «também nas casas da Democracia há ainda trabalho a fazer».
«Tal é verificado nas largas maiorias masculinas entre os eleitos nos órgãos autárquicos de Vila Verde e, também, entre os deputados à Assembleia da República eleitos pelo Distrito de Braga nas recentes Eleições Legislativas de 30 de Janeiro», exemplifica.
A este respeito, o Bloco aponta que, no círculo eleitoral de Braga, «entre os 9 deputados eleitos pelo PS encontram-se apenas 3 mulheres e entre os 8 eleitos pelo PSD há apenas 2 mulheres, mostrando estes partidos um cumprimento pelo mínimo dos mínimos dos requisitos de paridade presentes na lei eleitoral».
«Quatro décadas de democracia permitiram avanços notáveis na luta pela igualdade entre homens e mulheres, mas persistem desigualdades estruturais em várias esferas da vida que imprimem uma linha divisória entre elas e eles e espelham uma teia de relações de dominação cujo fio condutor é o sistema patriarcal dominante», frisam os bloquistas.