A zet gallery, em Braga, detida pelo dstgroup, anunciou que vai lançar seis bolsas para residências artísticas de um ano, num valor de 1.000 euros por mês, destinado a artistas ucranianas refugiadas.
Além da verba, as bolsas incluem alojamento gratuito e será promovida uma exposição das obras criadas durante a residência, adiantou a galeria, em nota de imprensa.
A zet gallery compromete-se ainda a apoiar «a promoção das artistas com todos os recursos que tem à sua disposição» e está «em contacto com uma equipa de curadores ucranianos, que ajudarão a identificar artistas no terreno e através da qual vão difundir a informação».
O presidente do conselho de administração do dstgroup e fundador da galeria, José Teixeira, apelou à divulgação da informação, para identificar artistas que pretendem «continuar a ter na arte uma arma para forjar um novo mundo – uma arma para matar a guerra».
«Hoje somos todas e todos feministas e estamos todas e todos com o povo ucraniano», realçou ainda Helena Mendes Pereira, directora geral e curadora da zet gallery.