A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso criou uma linha telefónica gratuita para os refugiados ucranianos que venham para Portugal, mas também para a comunidade que já se encontra a residir no concelho, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
Através desta linha de apoio, os cidadãos ucranianos podem pedir apoio para encontrar soluções de alojamento, oportunidades de trabalho, mas também apoio clínico, psicológico e emocional.
Segundo Frederico Castro, presidente da Câmara, “estamos a criar uma bolsa de alojamentos locais e de famílias de acolhimento que se disponibilizaram a receber refugiados. Além disso, já recebemos por parte de alguns parceiros a disponibilidade de integração de crianças em ATL e de colaboração em campanhas solidarias”.
“O nosso objectivo é acolher e integrar os refugiados de guerra ucranianos, encontrar soluções de alojamento, mas também oportunidades de trabalho”, sublinha, referindo que a autarquia dispõe ainda de uma equipa multidisciplinar destinada a encontrar soluções de acolhimento aos refugiados ucranianos que vão chegar a Portugal, mas também para trabalhar em medidas de apoio.
Recorde-se que está prevista para os próximos dias a chegada à Póvoa de Lanhoso os primeiros refugiados de guerra ucranianos.
A linha está disponível através do número 969 876 458, todos os dias, 24 horas, sendo articulada com um funcionário de nacionalidade ucraniana, que faz a ponte entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar.
Os pedidos de ajuda podem ser também realizados através do email apoio.presidencia@mun-planhoso.pt.