VILA VERDE

VILA VERDE -

Vereador do Chega pede atenção à limpeza de caminhos por causa de incêndios florestais

O vereador do Chega na Câmara de Vila Verde alertou, esta segunda-feira, para a aproximação da época de incêndios florestais, recomendando que a autarquia esteja atenta à limpeza dos caminhos florestais.

«Peço ao Município para que cumpra e faça cumprir os presidentes de Junta de Freguesia com a limpeza dos caminhos que dão acesso a zonas florestais deste concelho, para que os veículos dos Bombeiros possam entrar nesses pontos sem dificuldades de maior», disse Fernando Silva na reunião de Câmara desta segunda-feira.

Na resposta, o vereador da Protecção Civil, Patrício Araújo, referiu que, nesse âmbito, têm sido realizados trabalhos de limpeza e silvicultura pela Equipa Municipal de Intervenção Florestal, bem como pelas duas equipas de sapadores florestais pertencentes à Associação Florestal do Cávado.

«Preocupa-nos em especial as condições climatéricas que temos vindo a atravessar, com a maioria do país classificado como estando em seca extrema e a nossa região em estado de seca. Ora, esta circunstância causa-nos muita preocupação, pois em resultado da mesma poderão advir incêndios de grande extensão e gravidade, podendo daí resultar, eventualmente, falhas de água no abastecimento público», admitiu.

Patrício Araújo adiantou que, já no dia 11 de Abril, será aprovado o Plano Operacional Municipal para o ano de 2022, cuja implementação traduz uma «aposta clara na definição de um modelo assente na prevenção e minimização dos riscos, seja através de acções de sensibilização, seja pela instituição de redes de defesa do território, nas quais se encontram presentes estas actividades de limpeza e silvicultura preventiva, bem como as acções de gestão de combustível».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE