Um ex-aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) conquistou um dos mais prestigiados prémios a nível da qualidade no mundo do design, com a apresentação do seu projecto, a secretária “Piano”.
João Teixeira, antigo aluno da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) recebeu o “iF Design Award 2022” e afirmou que esta distinção «vem trazer projecção e validação ao projecto», admitindo que a «abordagem dos conceitos durante a licenciatura e o mestrado têm feita toda a diferença» na sua carreira profissional.
Durante o desenvolvimento da secretária “Piano”, João Teixeira afirma que a ideia principal foi «pensar numa solução orientada para as novas necessidades do teletrabalho», tendo, por isso, dado especial atenção à «potencialização da produtividade, criatividade e concentração através de um simples “stand” metálico inspirado na forma como os pianistas apoiam as suas notas musicais».
O antigo aluno da licenciatura em Design do Produto revelou que, com este recurso, os utilizadores experienciem métodos de trabalho «mais inteligentes e estimulantes de forma natural ao colocarem livros ou outros documentos no apoio metálico, tornando-os parte integrante do espaço de trabalho».
João Teixeira acrescentou ainda que o suporte metálico também foi pensado para «facilitar na tarefa de organização de cabos e carregadores» e assumiu que com esta distinção e repercussões positivas face ao seu projecto, este conseguiu «chegar ao interesse da indústria produtiva, mais concretamente o FK Grupo, empresa brasileira com sede em São Paulo, no Brasil».
PREMIADO DESTACA «FORMA ÚNICA» DE TRABALHAR NA LICENCIATURA E MESTRADO
Acerca do impacto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão ao longo do seu percurso profissional, João Teixeira não tem dúvidas e deixa a garantia que «a formação é bastante diversa e o método de aprendizagem e a relação com a indústria são diferenciadores».
João Teixeira iniciou a sua formação académica na ESTG-IPVC com uma Licenciatura em Design do Produto, em 2013, seguindo-se um Mestrado em Design Integrado, em parceria com a Corticeira Amorim (2016). «O facto de termos aproximação com as empresas e apresentarmos projectos reais em contextos reais faz toda a diferença», garantiu o antigo aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.