O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga, recebeu esta quinta-feira a cerimónia de apresentação oficial da 41ª edição da Rampa Internacional da Falperra, que vai decorrer na cidade bracarense nos próximos dias 6 a 8 de Maio, prevendo-se a participação de mais de uma centena de pilotos.
Nesta apresentação oficial, o presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), Rogério Peixoto, foi o primeiro a usar da palavra para partilhar o desejo pessoal de que esta edição da Rampa da Falperra se revele, novamente, «um êxito, ao nível do que já vem sido habitual», mostrando-se esperançado de que estão reunidas todas as condições para que esta prova supere os números do Masters da FIA em 2021.
Organizada pelo CAM, com a chancela da FIA e da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Rogério Peixoto, a 41ª Rampa Internacional da Falperra terá transmissão live streaming fruto da parceria tecnológica com a Altice Portugal e ao longo do traçado serão colocados ecrãs para que os espectadores possam assistir a todas as emoções.
Os espectadores terão 11 zonas de peão espalhadas por todo o perímetro, algumas das quais com acesso pago e ainda duas zonas de bancada. Uma parte da receita dos bilhetes reverte a favor da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
As verificações técnicas, à semelhança do sucedido no Masters, vão decorrer no Sameiro, tal como a cerimónia final de entrega de prémios, que será na Cripta.
Além dos portugueses do Campeonato de Portugal de Montanha, está prevista a presença das principais “estrelas” do Campeonato da Europa, entre as quais o italiano Christian Merli, que é o campeão absoluto em título e foi o vencedor da primeira prova desta época, em França.
ESTUDO MOSTRA IMPACTO
Rogério Peixoto destacou a importância do estudo realizado por dois professores da Universidade do Minho, António Azevedo e Paulo Mourão, acerca do impacto económico do evento “FIA Hill Climb Masters Braga 2021”, explicando que este estudo, «que nunca tinha sido feito», é fundamental para se perceber o real valor da Rampa da Falperra e os valores associados à mesma, «algo essencial para conversas futuras com patrocinadores».
Em seguida, o estudo foi apresentado pelos professores da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, que explicaram que tiveram acesso aos dados da bilheteira da edição anterior da prova, o que permitiu «ter uma fonte mais fidedigna do número de espectadores presentes», onde se englobam residentes em Braga (22%), moradores em distritos a menos de 150km da cidade (7%) e ainda espectadores provenientes de outros países (47%).
Os investigadores realizaram também um questionário para complementar a informação acerca da bilhética, explicando que foi possível traçar vários perfis acerca dos acompanhantes da prova. Na apresentação do estudo, foi também mencionado que foram consideradas variáveis como o alojamento dos espectadores, os seus consumos no local do evento ou o tempo de estadia na cidade de Braga para se medir o real impacto económico do evento.
«CARTÃO DE VISITA»
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, começou por realçar a importância do estudo apresentado na sessão, considerando-o «muito importante e que deve ser replicado noutros eventos municipais».
Para além disso, o autarca bracarense destacou o evento da Rampa da Falperra como «um enorme cartão de visita de Braga, com o impacto mediático dos canais de divulgação do evento».
Ricardo Rio acrescentou ainda que «a capacidade de mobilização do Município ao longo da última semana vai-se replicar na Rampa da Falperra», prevendo «as ruas inundadas de visitantes internacionais», algo que considera «motivo de satisfação para todos os envolvidos no evento».