REGIÃO

REGIÃO -

Perto de 84 mil famílias da região do Minho vão receber 60 euros de apoio da Segurança Social

Esta sexta-feira, cerca de 64 mil famílias do distrito de Braga e 20 mil de Viana do Castelo vão receber o apoio extraordinário lavado a cabo pelo Governo. Este apoio surge no âmbito da invasão da Rússia à Ucrânia, sendo que cada um destes agregados vai receber a quantia através de uma transferência directa da Segurança Social.

Como explicou o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, este apoio vai servir para «mitigar os efeitos sentidos em Portugal com o aumento do preço de alimentos de primeira necessidade», abrangendo as famílias que já beneficiam da tarifa social de electricidade. 

No distrito de Braga, os conselhos com mais famílias beneficiárias são a cidade bracarense, Guimarães, Famalicão e Barcelos, concentrando mais de 60% de todos os apoios. A estes concelhos, seguem-se Fafe, Vila Verde, Esposende, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso, Amares, Cabeceiras de Basto, Vizela, Vieira do Minho e Terras de Bouro.

Por sua vez, no distrito de Viana do Castelo, os concelhos de Viana e Ponte de Lima são os que mais recebem deste apoio – mais de 50%. Neste distrito, englobam-se ainda Monção, Caminha, Valença, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Paredes de Coura, Melgaço e Cerveira.

De acordo com a informação disponível no Orçamento do Estado para 2022, este benefício vai abranger cerca de 760 mil pessoas e deverá custar um valor a rondar os 55 milhões de euros. 

De recordar ainda que a criação de um mecanismo deste género já tinha sido anunciada no passado dia 14 de Março por Pedro Siza Vieira, sendo que o pagamento do mesmo foi confirmado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a audição parlamentar desta sexta-feira.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE