No “Encontro COTEC Europa”, que decorreu esta quarta-feira no Theatro Circo, em Braga, o Rei Filipe VI de Espanha apelou à paz na Ucrânia, ao respeito pelos direitos humanos e a um acordo pacífico, sublinhando que «não se pode dar nada por garantido».
Num encontro que teve como mote “A Cultura ao Encontro da Inovação” e que também contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente italiano, Sergio Mattarella, o rei espanhol recordou que a cultura de inovação «também acontece quando se utiliza para prevenir as ameaças».
Neste contexto de cultura e inovação, Filipe VI esperou que este «sirva para recordar o povo ucraniano, que está a sofrer uma terrível agressão», garantindo que «não podemos deixar de pensar no sofrimento destes dias».
Desta forma, «ao fazê-lo, apelamos a princípios como a paz, a cooperação, o respeito pelos direitos humanos e ao desejo de um acordo pacífico das diferenças», apelou o monarca espanhol, que afirmou que «inovar implica que as coisas podem sempre melhorar».
Por fim, Filipe VI alertou que «tudo o que se conseguiu pode estar em risco», caso não se continue «a trabalhar na defesa e proteção das nossas sociedades», frisando que este deve ser um trabalho constante.
Já o Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella, afirmou que estes encontros permitem a troca de opiniões sobre temas de interesse comum aos três países, recordando igualmente a situação vivida na Ucrânia.
«O contexto internacional mudou profundamente e não podemos prescindir das nossas opiniões acerca da agressão injustificada, criada pela Federação Russa na Ucrânia», destacou Sergio Mattarella, considerando esse ataque um «atentado à liberdade e à independência de um país».
Este Encontro COTEC Europa juntou a presença de centenas de empresários, sobretudo pequenos e médios empresários dos três países. Em Portugal, a COTEC engloba empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e pequenas e médias Empresas, em vários sectores de actividade.