ALTO RABAGÃO

ALTO RABAGÃO -

Aeronave submersa em Montalegre há 25 anos já foi resgatada

Numa operação que levou várias horas, acabou em sucesso o processo de resgate de uma aeronave que caiu na barragem dos Pisões, no Alto Rabagão, há 25 anos.

Conforme anunciou a Câmara de Montalegre, esta acção foi levada a cabo pelos fuzileiros portugueses, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a fundação “Parley for the Oceans” e pelo município de Montalegre com o contributo da corporação dos bombeiros.

O acidente aconteceu quando a aeronave encontrou dificuldades para aterrar num aeroporto da região devido a um problema hidráulico e acabou por tentar uma aterragem de emergência na barragem dos Pisões. Esta tentativa não foi bem-sucedida, uma vez que o avião acabou por se despenhar e ir ao fundo.

Apesar disso, os dois pilotos conseguiram escapar com vida, sendo que a aeronave acabou por lá ficar. Ora, aproveitando o período de seca que levou a uma redução histórica do nível das águas desta barragem, as autoridades quiseram perceber se estavam reunidas as condições para esta operação de resgate, algo que antes se afigurava bastante inviável.

Como explicou o comandante da força dos Fuzileiros, Fernando Baptista, «a Marinha entendeu que, com o baixa do nível da água, foram criadas condições para extrair a aeronave».

Posto isto, a partir das 11h30 desta segunda-feira, o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, estará na albufeira do Alto Rabagão para fazer o ponto de situação desta operação de resgate que tem sido levada a cabo ao longo destes últimos dias.

O governante terá a companhia, entre outros, do vice-presidente do Conselho Directivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

 

FOTOS: CM Montalegre

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE