Decorreu esta sexta-feira, 13 de Maio, nas Termas Romanas do Alto da Cividade, a apresentação da Braga Romana 2022. De 25 a 29 de Maio, «todos os caminhos vão dar a Bracara Augusta».
Após um período de paragem devido à pandemia de Covid-19, a Cidade de Braga volta a vestir-se a rigor para celebrar a sua fundação e recriar o quotidiano de Bracara Augusta. «Num evento único e apaixonante», celebram-se os primeiros tempos da Opulenta e Aeterna Cidade de Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto.
PROGRAMA
Ao longo de cinco dias, a Braga Romana terá «72 horas de programação, com 240 actuações em cinco palcos, 120 actividades pedagógicas e mais de 70 entidades associativas e escolares envolvidas no evento».
A programação completa está disponível em: https://bit.ly/bragaromana2022programa.
EVENTO MOBILIZA SOCIEDADE BRACARENSE
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este é um «projecto mobilizador da sociedade Bracarense, que tem o mérito de agregar cidadãos, comerciantes, instituições, associações e escolas, sendo também parte integrante da estratégia de divulgação da História e do Património desta Cidade Bimilenar».
As ruas do Centro Histórico são, uma vez mais, o palco privilegiado para a reconstituição das actividades económico-sociais da época, para a animação de rua constante, cortejos, espectáculos e representações teatrais.
A cerimónia de abertura (Ludi Florei – Florália) terá a participação de cerca de «2600 crianças e de 80 entidades», entre escolas, grupos de teatro e associações. Já o cortejo triunfal (Bracara Augusta Triumphalis) terá «mais de mil participantes e cerca de 40 entidades envolvidas. O mercado romano terá 115 mercadores presentes».