Com vista à elaboração do plano municipal para a igualdade e a não-discriminação, o município de Vila Verde promoveu, esta terça-feira, uma reunião de trabalhos com vários parceiros do concelho e responsáveis dos serviços camarários.
Esta iniciativa tem como principal objectivo estimular a adopção de medidas que promovam «ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores», que surge integrada no projecto “Pró-Igualdade”, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Cávado.
Júlia Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, salientou a importância desta reunião de diagnóstico da situação para ser possível «consolidar um caminho contínuo de qualificação e elevação social», reconhecendo também a «importância da igualdade para os níveis de progresso e progresso sustentado».
A sessão ficou marcada pela participação de vários directores e responsáveis de estabelecimentos escolares, vereadores e chefes de divisão dos serviços municipais, que recolheram informação e criaram dinâmicas participativas que permitiram ler a cultura organizacional e identificar áreas onde existem lacunas no domínio da igualdade e conciliação.
Os propósitos subjacentes ao projecto em questão centram-se na assunção de um compromisso com a promoção da igualdade e a criação de um referencial que apresente os níveis de igualdade na acção dos municípios.