O movimento de cidadãos “Salvar a Quinta da Arcela” criou uma petição, dirigida ao Parlamento e ao Governo, para a criação de um parque verde público na cidade de Braga.
Esta iniciativa pretende que os terrenos da antiga Estação Agrária de Braga, junto à Escola de Lamaçães, sejam removidos e convertidos num espaço verde.
No texto da petição, o movimento recorda que «os terrenos da Quinta da Arcela são públicos» e que o espaço «tem pouca ou nenhuma utilização há já muito tempo». Neste momento, os terrenos em questão encontram-se sob a tutela do Ministério das Finanças.
Os peticionários defendem, ao longo do comunicado, que através de «uma intervenção minimalista», a Quinta da Arcela poderia ser «rapidamente disponibilizada para usufruto público», tendo também a capacidade de «proporcionar oportunidades para actividades ao ar livre, melhorando a qualidade de vida na cidade».
Para além disso, estes acrescentam que «manter a Quinta da Arcela inutilizada ou permitir a construção sobre os seus terrenos seriam erros difíceis de justificar», tendo em conta o facto de Braga se tratar «de uma cidade que carece de espaços verdes públicos, que sofre cada vez mais com os efeitos das alterações climáticas».
A petição conta, actualmente, com centenas de signatários e pode ser encontrada no seguinte link: https://tinyurl.com/5e4n7w8s.