A mítica Famel E-XF, motorizada de fabrico português, foi apresentada ao público e está de regresso numa versão eléctrica, que será lançada já no próximo ano.
A icónica marca portuguesa foi revelada na “Expomoto”, em Matosinhos, para a alegria dos fãs que aguardavam por este regresso, após o relançamento da marca nacional em 2017.
Joel Sousa, (re)fundador da Famel, explicou que este «foi um processo longo», de forma a que se garantisse «a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca durante décadas». Desta forma, o representante da marca mostrou-se «muito satisfeito com o resultado final».
Esta nova E-XF vem com dois modelos, a “Café Racer” – lugar para apenas um ocupante -, e a versão “Clássica” – para dois ocupantes. As duas versões apresentam, respetivamente, cilindradas de 50 e de 125 centímetros cúbicos, com preços previstos entre os 4.499€ e os 5.899€.
Para além disso, o modelo de 50cc apresenta uma autonomia estimada de 70 km, ao passo que a variante de 125cc, com duas baterias, regista valores de autonomia na ordem dos 120km. Já a carga total da nova Famel E-XF – dos 0% aos 100% – demora, em média, 5 horas a obter, segundo informações divulgadas pela marca.
Este modelo vem também ao encontro da crescente procura por veículos eléctricos, sobretudo nos grandes centros urbanos, acompanhada pelo reforço dos incentivos públicos à compra deste tipo de veículos.
O aumento dos incentivos à mobilidade eléctrica estende-se a todo o tipo de veículos, abrangendo também bicicletas e trotinetes e deve-se a um reforço da dotação do Fundo Ambiental, que passa a contar com 10 milhões de euros para apoiar estas medidas.
De recordar que a Famel foi produzida pela primeira vez em Portugal, em 1975, em pleno período revolucionário, acabando por se tornar um objecto de culto para essa geração nas décadas que se seguiram.