O deputado do Partido Social Democrata (PSD), Carlos Cação, assinalou, na passada sexta-feira, que o Ministério da Agricultura conseguiu «finalmente desbloquear o processo para abrir o concurso da requalificação da rede viária do aproveitamento hidroagrícola de Soutelo-Cabanelas», no concelho de Vila Verde.
Em causa está a reparação de caminhos degradados, numa extensão de 10.2 quilómetros e que representam um investimento de 1.2 milhões de euros, abrangendo as freguesias de Cabanelas, Cervães, Soutelo e Vila de Prado.
De recordar que Carlos Cação já tinha interpelado, na Assembleia da República, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, relativamente à necessidade de concluir as obras previstas no âmbito do projeto do Aproveitamento Hidroagrícola em Cabanelas.
Para além da necessidade de avançar com a prometida intervenção na rede viária, o deputado do PSD lamentou que, apesar das cerimónias de inauguração já feitas, o sistema de rega alimentado pela estação elevatória em Cabanelas «continue a não funcionar e a não poder funcionar».
Carlos Cação – que realizou uma visita ao local e reuniu com os regantes – questionou também Maria do Céu Antunes acerca das intenções do Ministério relativamente ao antigo canal de regadio na parte Norte do concelho, entre Sabariz e Soutelo.
Considerando que o Ministério da Agricultura já se manifestou favorável à cedência dessa estrutura a favor do Município de Vila Verde, para fins de usufruto público, Carlos Cação procura saber em que condições os serviços governamentais pretendem proceder essa cedência, «de forma a travar o contínuo e progressivo processo de degradação do canal de regadio».