CULTURA

CULTURA -

Barcelos acolhe Festival de Teatro em Línguas Minoritárias

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, vai receber o “LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias”, que arranca já na próxima sexta-feira.

Este festival vai decorrer durante todo o fim-de-semana e pretende ser, para além de uma mostra de teatro, «um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto».

No que diz respeito ao programa do certame, o primeiro espetáculo está marcado para as 17h00 de sexta-feira, com a peça “Cuontas Mirandesas”, realizado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.

Na noite dessa sexta-feira subirá ao palco a comédia «Fozzia Lésthra Zia Ciccita», que será falada em sassarese, língua da região italiana da Sardenha, numa peça organizada pela companhia Paco Mustèla.

Já no sábado, para além da peça “Bruxas”, às 21h30, haverá espaço também para, durante todo o dia, debates acerca da «importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias».

Estes debates terão o seu foco principal voltado para companhias presentes no território, num momento onde existirá também a apresentação do contexto cultural de cada uma das línguas presentes nesta edição do festival e que decorrerá na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Por fim, no último dia deste cartaz, vai existir uma formação com a oficina de comédia “Né noi, Né gli altri: Il corpo, La maschera, La scena”, dirigida por Francesco Facciolli e Scilla Sticchi, e uma oficina de criação em teatro documental: “Eu uso Terrmotebe e o Meu Pai Também”, liderada por Ricardo Correia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE