Os dois Amaros, naturais e residentes em Freiriz, Vila Verde, já se encontram na estrada a percorrer os 2.500 quilómetros que separa a aldeia de ambos do Vaticano, em Itália.
Foi às 04h00 da madrugada desta quinta-feira que Amaro Matos (59 anos) e Amaro Gonçalves (50 anos) deram início a esta aventura.
Antes da partida, a dupla de ciclistas foi recebida por Narciso Gama, presidente de Junta da Freguesia de Freiriz, e Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.
Os dois autarcas entregaram lembranças para oferecer a alguns representantes legais com quem se irão encontrar pelo caminho, nomeadamente do Santuário de Lourdes e da Basílica de São Pedro.
O longo percurso será dividido em 160/170 km por dia e, se tudo correr como previsto, logo à noite já dormirão algures em terras espanholas.
Como é hábito de ambos, farão mais este trajecto em autonomia total (sem qualquer apoio a nível de logística), o que equivale a dizer que, dependendo do local alcançado diariamente, tanto podem dormir num hotel como num quartel dos bombeiros.
Texto e fotos: Emílio Costa