REGIÃO

REGIÃO -

Esposende acolheu debate sobre formas de assegurar «um envelhecimento activo e saudável»

O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, recebeu o “II Encontro dos Projectos CLDS 4G – Distrito de Braga”, organizado pelo “AgirE CLDS 4G”, numa parceria com outros trabalhos do distrito e com a Equipa de Acompanhamento do Instituto de Segurança Social de Braga.

Nesta sessão foram discutidas diversas problemáticas identificadas na prática da intervenção social e comunitária, essencialmente no que diz respeito à faixa etária dos mais velhos.

Para além disso, ao nível da inovação para a acção, foram destacados alguns eixos de intervenção ao nível macro, para os quais «emerge a necessidade de se encontrarem alternativas de sustentabilidade a longo prazo, de forma a que se implementem e mantenham as respostas ao longo do tempo».

A iniciativa contou com a participação do especialista e investigador em gerontologia e políticas públicas, José Ignacio Martin, que produziu um debate e partilha de experiências relacionadas com a temática “Envelhecer no Local”.

Esta temática surgiu ainda associada ao projecto de Intervenção Social e Artística na Natureza “Por um Galho”, promovido pelo Grupo de Acção e Solidariedade Social de Antas (GRASSA), em parceria com a Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente.

No evento estiveram representados todos os projectos do distrito de Braga e várias entidades locais de Esposende. A sessão ficou também marcada pela presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, a directora do Núcleo de Intervenção Social do Instituto de Segurança Social de Braga, Fátima Miguel, e o director do Núcleo Respostas Sociais, Jorge Casaleiro.

Esta sessão surgiu integrada com as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE