O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, recebeu o “II Encontro dos Projectos CLDS 4G – Distrito de Braga”, organizado pelo “AgirE CLDS 4G”, numa parceria com outros trabalhos do distrito e com a Equipa de Acompanhamento do Instituto de Segurança Social de Braga.
Nesta sessão foram discutidas diversas problemáticas identificadas na prática da intervenção social e comunitária, essencialmente no que diz respeito à faixa etária dos mais velhos.
Para além disso, ao nível da inovação para a acção, foram destacados alguns eixos de intervenção ao nível macro, para os quais «emerge a necessidade de se encontrarem alternativas de sustentabilidade a longo prazo, de forma a que se implementem e mantenham as respostas ao longo do tempo».
A iniciativa contou com a participação do especialista e investigador em gerontologia e políticas públicas, José Ignacio Martin, que produziu um debate e partilha de experiências relacionadas com a temática “Envelhecer no Local”.
Esta temática surgiu ainda associada ao projecto de Intervenção Social e Artística na Natureza “Por um Galho”, promovido pelo Grupo de Acção e Solidariedade Social de Antas (GRASSA), em parceria com a Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente.
No evento estiveram representados todos os projectos do distrito de Braga e várias entidades locais de Esposende. A sessão ficou também marcada pela presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, a directora do Núcleo de Intervenção Social do Instituto de Segurança Social de Braga, Fátima Miguel, e o director do Núcleo Respostas Sociais, Jorge Casaleiro.
Esta sessão surgiu integrada com as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).