Santo António já se acabou… e o São João de Braga chega esta quarta-feira, prolongando-se até ao dia 24 de Junho, voltando a ser celebrado “fora de portas” após dois anos muito condicionados devido à pandemia.
O programa deste primeiro dia envolve a abertura das exposições “Do Baptista o nascimento. O Carro dos Pastores” na Casa dos Crivos, “Mestre Veiga” no Palácio do Raio, “O meu São João é o de Braga” no Museu Pio XII e “Cascatas Sanjoaninas” no Braga Parque.
Também esta quarta-feira começará a novena a São João Baptista na Igreja de São João do Souto e terá lugar a inauguração da Praça do Artesão.
Pelas 21h30 será oficialmente ligada a iluminação e haverá um encontro de concertinas no Parque da Ponte, onde actuarão depois “Os Amigos de Sobreposta” (23h00).
MUITA MÚSICA
Santamaria, José Cid, Emanuel e Siga a Farra são os principais protagonistas no que às actuações musicais diz respeito.
Os Siga a Farra são os primeiros a actuar, no dia 16 de Junho, pelas 21h30, no Parque da Ponte, enquanto no dia 17 será a vez do cantor popular Emanuel subir ao palco, num espetáculo com início marcado para as 22h00.
Depois de um concerto no Altice Forum Braga, os Santamaria regressam à cidade para espalharem a sua música nestas festas de São João. A banda actua no dia 23 de Junho, à 01h30, no palco instalado na Avenida Central.
Por fim, para terminar as festividades e as performances musicais, José Cid irá também marcar presença na Avenida Central, mas no dia 24, num concerto agendado para as 22h00.
Em números, as Sanjoaninas de Braga contam com mais de 270 horas de programação, 150 iniciativas previstas, cerca de 10 mil pessoas e 365 entidades envolvidas e uma expectativa de participantes que ultrapassa um milhão de visitantes.