No âmbito da festa de São João em Braga, o Mercado Municipal vai organizar várias iniciativas para todas as idades, sendo que a primeira decorre já no próximo sábado, dia 18 de Junho, com uma oficina de balões.
A “Oficina de Balões de São João” vai estar dividida em duas sessões (das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00), sendo aberta a todas as idades.
Esta actividade pretende ser «uma oportunidade excelente para miúdos e graúdos explorarem a veia criativa», num programa familiar que «reaviva este costume popular».
Ainda sob o contexto dos balões de São João, o piso 1 da Mesa da Praça já se encontra decorado com estes balões do Santo Padroeiro.
Com cores variadas e ilustrações divertidas, a arte apresentada resulta da criatividade e do trabalho do artesão Luciano Britto, que «pretende preservar a tradição de construir artesanalmente estes símbolos icónicos das festas populares».
SIGA A FARRA
No dia 24 de Junho, das 19h00 às 21h00, a ala de alimentação do Mercado Municipal vai receber o grupo minhoto “Siga a Farra”, para uma viagem de cantares ao desafio e música ligeira portuguesa.
Constituído por cinco elementos, este grupo é movido pela tradição, pela cultura e pela festa, e promete trazer muita animação e folia para quem quiser participar e marcar presença neste concerto ao vivo.
Autores das músicas como “De Copo no Ar”, “Não Rima mas é Verdade” e “Chegou a Farra”, o conjunto minhoto vai sendo presença assídua em festas populares, onde surpreendem o público com o talento de cantar ao desafio.
FAMÍLIA E AMIGOS
Depois de dois anos marcados pela pandemia, onde não existiu celebração do São João, a administração da “Mesa na Praça” pretende trazer de volta o convívio entre todos.
«O “São João à Mesa” é a oportunidade perfeita para famílias e amigos se reunirem num sítio privilegiado como a Mesa na Praça», começou por referir a administração, que acrescentou que o espaço «é o resultado de uma junção perfeita entre a inovação e a tradição».
Dessa forma, o objectivo passa por «celebrar a alegria do reencontro e reavivar a marca identitária das mais antigas festas sanjoaninas», ao mesmo tempo que se criam «novas memórias num espaço que é também ele um ícone da cidade».
Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público em geral.