VILA DE PRADO

VILA DE PRADO -

Praia do Faial hasteou bandeira azul (e de praia acessível a todos)

A Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado, hasteou este sábado a bandeira azul, que reconhece a qualidade da água e das infra-estruturas existentes, tendo igualmente sido certificada como “praia acessível”.

«Este galardão de boas práticas, traduzido numa bandeira azul, é um prémio para os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos na melhoria deste espaço. Há alguns anos chamar praia a um acesso ao Rio Cávado era apenas um sonho», assinalou o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos.

Lembrando que actualmente a Praia Fluvial do Faial é «procurada por milhares de pessoas», o autarca pradense frisou que existem vários critérios a cumprir na atribuição da bandeira azul, sendo que «o principal requisito é a qualidade da água», para recordar “problemas do passado”.

«Este água é comprovadamente excelente, pese embora alguns registos duvidosos, do passado, que indicavam a presença de salmonelas, que nunca se traduziram em doença em humanos», referiu.

Para a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, que tem a seu cargo a gestão daquele espaço, a Praia Fluvial do Faial é uma «preciosa joia do concelho e da região» que recebe agora um «merecido reconhecimento», podendo ser ainda mais potenciada do ponto de vista turístico.

«Este muito relevante galardão, do qual imensamente nos orgulhamos, aumenta também o peso que recai sobre os nossos ombros e responsabiliza-nos ainda mais, a todos, para tudo fazermos no sentido da coexistência do desenvolvimento local com o redobrado respeito pelo ambiente», vincou Júlia Fernandes.

No caso da distinção como “Praia Acessível, Praia para Todos”, foi assegurado equipamento de apoio ao banho de pessoas com mobilidade condicionada, «permitindo o acesso a todas as pessoas, independentemente da idade ou das dificuldades de locomoção e mobilidade».

A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, tendo enquadrado igualmente o hastear da certificação da Estação Náutica de Vila Verde. Contou igualmente com a presença dos jovens do Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa, uma demonstração de canoagem pelo Clube Náutico e uma actuação do Rancho Folclórico da Associação Etnográfica e Cultural da Vila de Prado.

Notícias relacionadas

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE