A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, recebe, até dia 15 de Julho, a exposição “D. Catarina de Bragança – Memórias de uma Aliança”, no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.
Esta exibição consta com obras criadas em hospitais e escolas para o projecto “Portugal-UK 650”, incluindo também arte criada no âmbito do projecto “Marinheiros da Esperança”, em parceria com as Forças Armadas Portuguesas, o Serviço Nacional de Saúde e o Ministério do Mar.
A inauguração da exposição decorreu na passada sexta-feira e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Maria João Araújo, presidente das comemorações “Portugal-UK 650”.
Segundo edil bracarense, trata-se de «orgulho para Braga receber as comemorações da aliança diplomática mais antiga e mais duradoura do mundo».
«Esta exposição marca o arranque de um conjunto de iniciativas que vão decorrer ao longo dos próximos dias para celebrar esta relação histórica do nosso país e que tem produzido muitos frutos em diversos domínios da sociedade»,
Este ano comemoram-se os 650 anos da Aliança Luso-britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo em vigor. O Município de Braga é uma das entidades que está envolvida na organização de um vasto conjunto de iniciativas que irão decorrer entre Portugal e o Reino Unido.
Para além da celebração das datas mais importantes, como os 650 anos do Tratado de Tagilde, assinalado a 10 de Julho de 2022, e do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, celebrado a 16 de Junho de 2023, as comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, englobam diversas iniciativas como actividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.
O início da formalização da Aliança Luso Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372. A concretização da Aliança ocorreu no ano seguinte, com a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo em Londres, em 16 de Junho de 1373, pelo Rei Eduardo III da Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal. Esta aliança foi renovada no Tratado de Windsor de 1386 e por outros sucessivos tratados ao longo dos séculos.
Esta exibição consta com obras criadas em hospitais e escolas para o projecto “Portugal-UK 650”, incluindo arte criada no âmbito do projecto “Marinheiros da Esperança” em parceria com as Forças Armadas Portuguesas, o Serviço Nacional de Saúde e o Ministério do Mar.
O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica pode ser consultado no site: https://portugal-uk650.com