O Hospital de Braga realizou uma obra de reformulação da extração de ar no seu Serviço de Anatomia Patológica, de forma a «aumentar a higiene e segurança dos profissionais de saúde bem como a qualidade do ar interior».
Esta intervenção, cujo investimento foi de cerca de 140 mil euros, já se encontra finalizada e consistiu na instalação de novos sistemas de ventilação e extracção de ar em cada espaço de trabalho onde são manuseados produtos voláteis e tóxicos.
Ao mesmo tempo, foram criados dois armazéns dotados de ventilação e extracção, para um melhor armazenamento de peças anatómicas e outros produtos com necessidades de ventilação, extracção e temperatura específicos.
Para João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, a concretização desta obra de reformulação do sistema de extracção de ar é «fundamental para a estratégia de promoção de um ambiente de trabalho seguro para os profissionais de saúde da Instituição».
Para 2022, o Hospital de Braga prevê, entre equipamentos e infraestruturas, investimentos na ordem dos 4 milhões de euros.