Os finalistas do Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) defenderam esta quinta-feira as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP).
De acordo com Adelino Costa, director do curso, «os finalistas deste curso demonstraram muito trabalho e empenho na construção das suas PAP’s», referindo também que aconselhou os seus finalistas «a procurar sempre mais formações para não ficarem para trás, porque esta área necessita de constante actualização».
O júri, para além de Adelino Costa, foi composto por Sandra Monteiro, Directora Pedagógica da EPATV, Sandra Guedes, Francisco Gomes, Ricardo Fernandes – ex-aluno da EPATV e actual empresário deste setor – e Paulo Amorim, em representação do SITE-Norte (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Transformadora, Energia e Ambiente).
A jornada abriu com a apresentação de uma Bancada Didática de um motor de combustão interna com sistema de Injecção Multiponto, construída por Fernando Sousa, Rafael Sousa e Ruben Macedo.
De seguida, foi tempo de Francisco Pereira, Marco Sousa e Tiago Alves, que já têm emprego garantido, conseguirem vencer o desafio de restaurar o motor de um Lancia Fulvia de 1965, desmontando-o peça a peça, reparar as peças danificadas e colocar o motor a funcionar.
Posteriormente, foi apresentada uma bancada didáctica com um sistema de informação e comunicação, tarefa desenvolvida por Diogo Araújo, Diogo Antunes e Marco Silva, e que permitiu aos alunos «viver experiências nunca antes imaginadas».
A terminar, António Antunes, Diogo Pereira e Carlos Rodrigues apresentaram um modelo de motor de combustão interna com sistema de injeçcão “common rail” (diesel) que mereceu o aplauso dos professores pois reflete «muito trabalho bem feito e muita dedicação».
Sandra Monteiro concluiu revelando que «estes jovens tinham estado a estagiar em Valência, no âmbito do programa Erasmus+, e foram convidados pela empresa a ficar, reflectindo, assim, «o testemunho do apreço que eles tiveram por estes alunos».