Depois do sucesso nos anos anteriores, está de regresso a iniciativa “A Ciência vai aos Bares”, que vai decorrer no próximo dia 20 de Julho, quarta-feira, onde dois investigadores vão falar Comunicação e Engenharia de Materiais num ambiente descontraído e que permite também o convívio com o público presente.
O evento vai decorrer no Rossio Bar, em Braga, com a sessão agendada para as 21h15 e conta com entrada gratuita, colocando em “palco” Abílio Almeida e Dinis Alves, os dois investigadores convidados.
Da parte de Abílio Almeida, de Ciências da Comunicação, o foco vai recair sob “Rir é o Melhor Remédio?”.
Nesta apresentação, pretende-se perceber a importância de atrair audiências pelo riso dos apresentadores e que problemas levantam questões como esta na atenção de quem estuda o tema.
A investigação do participante decorreu Centro de Estudos Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, sob orientação de Helena Sousa e Manuel Pinto.
Da parte de Dinis Alves, de Engenharia de Materiais, o tema para a conversa será a “Impressão 3D: Uma Solução para Despoluir a Água?”, focada na dinâmica de resolução de problemas com recurso a biomateriais, colocados como “cartuchos”, numa impressora 3D.
Produzir membranas para “apanhar e eliminar” medicamentos que poluem a água de rios e lagos é um dos objectivos da investigação que Dinis faz no Instituto de Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho, sob orientação de Pedro Martins.
Esta iniciativa é um «movimento internacional de divulgação informal da ciência», lançado em Nottingham (Reino Unido) em 2015, num ambiente descontraído de bares, onde ocorrem conversas informais, sobre projectos de investigação.
Os investigadores e oradores desafiados usam da sua criatividade para, sem apoio de suportes multimédia, falar sobre os seus trabalhos com o público, que lhes fará perguntas sobre o assunto.