ENSINO

ENSINO -

Concurso nacional de acesso ao Ensino Superior tem a maior oferta de sempre

O concurso nacional de acesso ao ensino superior arranca esta segunda-feira e conta com um reforço de quase 1400 vagas para o próximo ano lectivo, perfazendo um total de 53.640 lugares nas universidades e politécnicos públicos para novos alunos, a maior oferta de sempre.

Há sete anos consecutivos que as vagas para o ensino superior não param de aumentar, e para o ano lectivo de 2022/23, o aumento é de 2,6% quando comparado com as vagas inicialmente disponibilizadas em 2021 (52.963).

Este reforço espelha uma aposta do Governo que estava prevista no despacho que dava indicação às instituições de ensino superior para que abrissem mais vagas nos cursos de formação de professores.

Esta é uma tentativa de responder «à necessidade premente de formação de professores», já que Portugal enfrenta uma falta expressiva de docentes, cenário que tenderá a piorar com as aposentações dos próximos anos numa classe profissional já muito envelhecida.

À semelhança dos anos anteriores, há também um reforço nos cursos ligados às competências digitais, que vão contar com um aumento de 3,6% para o próximo ano, sendo que nos cursos com maior concentração de alunos com médias elevadas foram fixadas mais 153 vagas.

Além das 53.640 vagas do concurso nacional, há ainda 721 vagas para os concursos locais, realizados directamente nas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança, contribuindo para um total de 54.361 vagas.

O prazo de candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 25 de Julho e 8 de Agosto e os resultados das colocações serão conhecidos a 11 de Setembro.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE