O território do Alto Minho vai encetar uma transição para dietas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através do projecto “FEAST”, do qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), juntamente com o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é parceira.
Este projecto – “Food Systems That Support Transitions to Healthy and Sustainable Diets” -, vai ser feito por parte de intervenientes no sector do sistema alimentar e foi aprovado pelo programa “Horizonte Europa Pilar II”, relativo à alimentação, recursos naturais, agricultura e ambiente.
O mesmo está a ser dinamizado por um consorcio de 36 entidades europeias, entre instituições públicas e universidades, e apresenta-se como um «projecto científico inovador e de elevada qualidade internacional».
A iniciativa conta com um orçamento de 11.9 milhões de euros e tem um período de implementação de cinco anos, com o objectivo de «despoletar uma mudança para um sistema alimentar sustentável».
Para além disso, este projecto visa também «promover o estado da arte na investigação e inovação», através da reunião de diferentes áreas de especialidade em todo o sistema alimentar, de forma a «integrar a dimensão comportamental dos actores alimentares».
Esta abordagem vai permitir ainda «estimular a cocriação de soluções e práticas inovadoras, baseadas na comunidade e para a comunidade», enquanto concorre para o cumprimento da redução das alterações climáticas.