PAÍS

PAÍS -

“AdoPt”: o novo projecto de acompanhamento às famílias adoptivas portuguesas

Uma equipa de investigação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em parceria com o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa está a desenvolver o “AdoPt”, um projecto de acompanhamento das famílias adoptivas portuguesas.

Este projecto tem como objectivo «acompanhar e apoiar, através de uma plataforma online, famílias adotivas portuguesas, identificando as suas capacidades, as suas necessidades, a emergência e extensão das dificuldades enfrentadas e a acessibilidade a recursos e apoios».

O mesmo é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e surge pois «o acompanhamento pós-adopção, em Portugal, é fragmentado e irregular», e o mesmo pretende «desenvolver um sistema de acompanhamento em pós-adoção, não intrusivo».

O “AdoPt” passa por ser uma iniciativa «sensível às necessidades e capacidades das famílias adoptivas» e que é «capaz de identificar atempadamente sinais de instabilidade, bem como os recursos sociais e profissionais que lhes estão acessíveis».

Para tal, a iniciativa decorre através de uma plataforma online – myadopt -, em condições de confidencialidade, e a mesma será usada «para a recolha de dados de investigação, mas também para o contacto e suporte às famílias, bem como para a dinamização de encontros de famílias/pais».

Esta plataforma pretende ser dinâmica e o local onde as famílias «podem podem entrar em contacto com a equipa de investigação», ao mesmo tempo que terão «acesso a informação sobre práticas positivas e recursos psico-educativos sobre adoção, em resposta às suas necessidades».

Por fim, é de referir que o projecto surgiu de «uma necessidade identificada pela comunidade e pelas famílias que se sentem “abandonadas” a partir do momento em que a adoção é decretada» e a organização acredita que a iniciativa possa ser «um recurso importante», na medida em que é um projecto a nível nacional.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE