O vilaverdense Álvaro Rocha, Professor da Universidade de Coimbra e Presidente da Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI), será o Presidente Honorário do Congresso das Forças Armadas do Equador, que decorre esta semana, na Escola Superior Naval de Salinas, na Península de Santa Elena.
O “MICRADS’18” – Congresso Internacional Multidisciplinar de Investigação Aplicada à Defesa e Segurança 2018 – realiza-se entre quarta e sexta-feira, 18 a 20 de Abril, no qual serão apresentados e debatidos conhecimentos, inovações e novas perspectivas em temáticas como a defesa e segurança, mais concretamente, a cibersegurança.
Em comunicado enviado pela AISTI, Álvaro Rocha refere que «as próximas guerras serão iniciadas por ciberataques, para neutralizar comunicações e informação. Assim sendo, é necessário levar a cabo iniciativas de prevenção, tais como cópias de segurança, instalar últimas versões/actualizações das aplicações, ter alternativas de comunicação».
O docente, natural de Vila Verde, acrescentou ainda que existem práticas que nunca deverão ser esquecidas nas estratégias de cibersegurança, comparando esta questão à higiene básica. «Tal como a escova de dentes não se partilha e deve trocar-se de vez em quando, as passwords também não se devem partilhar e devem ser alteradas com alguma frequência».