Esta sexta-feira, Portugal pode conseguir aumentar o seu número de medalhas nos Europeus Multidesportos de Munique, com a presença nas finais de Patrícia Mamona, no triplo salto, e do canonista Fernando Pimenta, no K1 500 metros.
Na Alemanha, a vice-campeã olímpica em Tóquio 2020, Patrícia Mamona, vai tentar regressar a um pódio, numa época em que falhou as medalhas nos Mundiais de pista coberta de Belgrado, em Março, e ao ar livre em Eugene, Estados Unidos, mais recentemente.
Por sua vez, Fernando Pimenta, que saiu dos recentes campeonatos do mundo de canoagem, disputados em Halifax, Canadá, com três medalhas – duas de prata e uma de bronze -, está a competir em quatro provas na Alemanha.
O canoísta disputa esta sexta-feira a final de K1 500 metros, a primeira de duas já agendadas – a outra é o olímpico K1 1.000 metros, a sua especialidade.
No que diz respeito ao ténis de mesa, esta modalidade pode também dar uma medalha a Portugal, apesar de se avizinhar uma tarefa complicada.
A mesatenista Shao Jieni defronta, pelas 13h15 (horas portuguesas), a sérvia Sabina Surjan, que, na ronda de 64, afastou a portuguesa Fu Yu, por 4-2.
Apurada a vencedora, a mesma vai seguir para os quartos de final, para, em caso de novo sucesso, ficar garantida a presença nas meias-finais e a conquista de uma medalha, uma vez que o ténis de mesa não prevê jogo para o terceiro lugar, atribuindo duas medalhas de bronze.
Na vertente masculina, a competição volta à acção depois de um dia de descanso, para cumprir os encontros da ronda de 32 e oitavos de final, numa fase em que ainda estão em prova Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo.
De recordar que a comitiva portuguesa conquistou três medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitão, no “scratch” do ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.