A Universidade do Minho (UMinho), representada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), recebeu na passada sexta-feira o prémio de “Universidade Mais Activa da Europa” em 2017.
A distinção aconteceu na Gala Anual da EUSA (European University Sports Association), decorrida este ano em Madrid, durante a qual foram entregues os prémios relativos ao ano de 2017.
Em representação da academia minhota estiveram presentes Nuno Reis, Presidente da AAUM, Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, e Fernando Parente, Diretor dos Serviços Desportivos dos SASUM.
O presidente da AAUM adiantou que este prémio “tem um significado importante naquela que é a missão da AAUM em garantir as condições para a competição desportiva para o maior número de estudante-atletas possível. O investimento contínuo que a AAUM, os SASUM e a UMinho têm conseguido direcionar para o Desporto Universitário é, desta forma, reconhecido pela EUSA”.
Eleita a “Mais Activa” entre mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários em 2017, a UMinho foi a que mais equipas e atletas conseguiu levar aos europeus, tendo participado com 119 elementos em 13 modalidades (andebol, basquetebol 3×3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, remo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez).
Para além da UMinho/AAUM, também a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) foi distinguida como “Federação Desportiva Universitária mais Ativa da Europa”, fruto da grande participação de todos os clubes e associações estudantis portuguesas, no cenário da competição europeia de desporto universitário.