No Dia do Município, 19 de Agosto, quando assinala os 25 anos da elevação a cidade, a Câmara de Esposende vai homenagear quatro cidadãos com a atribuição de medalhas, de acordo com a deliberação aprovada em reunião do executivo.
Na cerimónia, serão também distinguidos com votos de louvor um Agrupamento e duas escolas, um clube desportivo e um cidadão, bem como quatro colaboradores do Município, por 25 anos de serviço.
A autarquia revelou que a Medalha de Mérito Municipal será atribuída ao arquitecto Bernardo José Ferrão (a título póstumo), a João Furtado, Diretor da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, e ao Padre Emílio Gaio, e a Medalha de Mérito Cultural ao investigador Albino Penteado Neiva.
O ARQUITECTO
A distinção a Bernardo José Ferrão é sustentada pelo facto de o arquitecto portuense ter sido “um dos principais obreiros da conversão da vila de Esposende em cidade” e “o principal agente do seu crescimento regrado”.
No âmbito da sua acção, ao nível da recuperação e restauro de equipamentos, destacam-se a readaptação e a ampliação da Casa do Arco a Biblioteca Municipal (1987-89), bem como a readaptação do Teatro-Club a Museu Municipal (1992-93).
O PROFESSOR
João Furtado, natural de Ansião e residente em Fão, será distinguido pela dedicação, profissionalismo e disponibilidade total para a assunção de cargos de Gestão e Administração Escolar e por toda a sua ação estratégica na conquista do sucesso escolar para os alunos que têm frequentado a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, de Esposende.
O SACERDOTE
Emílio Gaio, natural de Castelo do Neiva – Viana do Castelo, mas residente em Marinhas – Esposende, sacerdote missionário da Ordem Beneditina, é reconhecido pelo trabalho extraordinário que realizou pela Missão.
Como Capelão serviu as Forças Armadas em Angola e a Armada Portuguesa em Portugal. Teve a seu cargo as paróquias da Roliça, no concelho do Bombarral, e de Vila Chã, Esposende.
Colabora com os párocos do concelho prestando um serviço mais assíduo na cidade e, agora, na Unidade Pastoral Esposende Centro/Sul.
O HOMEM DE LETRAS
Já distinguido com a Medalha de Honra do Município, em 2003, Albino Penteado Neiva é reconhecido como “uma personalidade multifacetada e de uma produtividade assinalável no campo da Cultura, tanto a nível de investigação e produção literária, como na mobilização de todo o seu saber numa constante partilha com as instituições e comunidade em geral”, sendo disso exemplo o constante apoio aos autores locais, quer apresentando, quer prefaciando as diversas obras que vão sendo publicadas”.
A Medalha de Mérito Municipal justifica-se pelo trabalho de investigação que tem vindo a realizar projetando o nome de Esposende além-fronteiras, colocando-o num lugar de destaque no panorama cultural local, regional e nacional”.
LOUVADOS
No que se refere a votos de louvor, a Câmara vai distinguir Hernâni Zão Oliveira, natural de Esposende, estudante de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e responsável pelo vídeo jogo que integra o projeto “Hope”, que conquistou o primeiro lugar no Astellas Oncology C3 Prize, um concurso internacional promovido pela multinacional Astellas Pharma, em parceria com o investigador Robert Herjavec, no qual participaram mais de 160 projetos oriundos de 21 países e que decorreu durante a conferência anual da União Internacional para o controlo do cancro – World Cancer Leaders’ Summit, no México.
ESCOLAS E DESPORTO NA APÚLIA
A Escola Básica do Facho – Apúlia vai receber três votos de louvor, nomeadamente por ter vencido a 2.ª edição do projeto de cariz nacional “Ensinar a segurança, preservar a vida”, promovido pela Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel, pela conquista do 1.º lugar, na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do concurso nacional do Projeto de Educação Financeira “No poupar está o ganho”, da Fundação António Cupertino de Miranda, e, ainda, pela distinção com o selo “Escola Amiga da Criança”, instituído pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e Grupo Leya.
Por esta mesma distinção, a Escola Básica de Forjães vai receber também um voto de louvor. Já o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio receberá um voto de louvor por ter conquistado o Prémio de cariz nacional “Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017”, da CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social).
Já o Grupo Desportivo de Apúlia recebe um louvor pelo inegável contributo na prossecução da prática desportiva nos últimos 50 anos.
Como tem sido prática, na sessão solene do Dia do Município são também distinguidos os colaboradores do Município que completam 25 anos de serviço, sendo eles Maria Amélia Gomes Jaques, José Paulo Portela Pinheiro, Paulo Sérgio Marques Miquelino e Maria Luísa Leite Silva.