O espaço GNRation, em Braga, vai coltar a associar-se à Noite Branca deste ano, que decorre entre os dias 2, 3 e 4 de Setembro, e vai promover música e exposições ao longo destes dias.
De sexta a domingo, o programa do espaço cultural foca-se na música contemporânea e na relação da arte com a tecnologia, sendo que todo o programa é de entrada livre e gratuita.
Esta sexta-feira, a mostra vai ser inaugurada com o concerto de José Diogo Martins e Mané Fernandes, numa performance onde exploram ritmo, sem utilizar percussão ou instrumentos de baixa vibração.
“Nature is Infinite and Maybe We are Too” é o nome de uma exposição audiovisual que explora as relações simbióticas entre a natureza, o ser humano e a tecnologia e que também estará presente no espaço.
O projecto procura gerar no espectador uma consciência ecológica e consiste na transposição de imagem e som gravados em ambientes naturais e a sua desconstrução para o espaço expositivo.
No restante programa expositivo, o GNRation apresenta ainda uma instalação do projecto “Cobertos pelo Céu”, uma coleçcão de performances e instalações interativas centradas na relação entre a paisagem e a arte, criada pelo artista e coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco.
Para além disso, de 2 a 4 de Setembro, o espaço vai receber duas obras inseridas na exposição “Europe and Beyond”, numa iniciativa promovida através de uma parceria entre a Braga Media Arts e a Braga ’27, que junta artistas locais a outros de cidades parceiras no campo das Media Arts e candidatas e antigas Capitais Europeias da Cultura.
No que toca à música, já no sábado, o GNRation apresenta concertos dos portugueses “Fumo Ninja” e “Bed Legs”.
Os primeiros descrevem-se como «quatro agentes secretos», mas a sua identidade não é segredo. Norberto Lobo, no baixo, Leonor Arnaut, na voz, Ricardo Martins, na bateria e Raquel Pimpão, nos teclados.
Por sua vez, os “Bed Legs”, depois de dois anos afastados dos palcos, estão de regresso para um espetáculo que «promete ser especial».
Formados por Fernando Fernandes, na voz, Tiago Calçada, na guitarra, Hélder Azevedo, no baixo, David Costa, na bateria, e Leandro Araújo, nos teclados, os “Bed Legs” tornaram-se numa «locomotiva de rock e blues» e percorreram diversas salas e festivais um pouco por todos o país.